Economia

BCE está muito determinado a impulsionar inflação, diz chefe do BC francês

Redação Folha Vitória

Paris - As últimas medidas de estímulos do Banco Central Europeu (BCE) mostram que a instituição está muito determinada a impulsionar a inflação da zona do euro e dispõe de um amplo arsenal de instrumentos para atingir esse objetivo, comentou o presidente do BC da França, François Villeroy de Galhau. A meta de inflação do BCE é de taxa ligeiramente inferior a 2%.

Na quinta-feira, o BCE cortou suas três principais taxas de juros, elevou as compras mensais de ativos em 20 bilhões de euros, para 80 bilhões de euros - ampliando o programa para bônus corporativos -, e anunciou novos empréstimos baratos de longo prazo.

Segundo o chefe do BC francês, o BCE fez a lição de casa cuidadosamente ante de decidir sobre as medidas e concluiu que não faltam ativos para comprar, como parte do relaxamento de sua política monetária. Ele também comentou que a inclusão de bônus corporativos manda uma "forte mensagem" para a economia real e irá beneficiar, particularmente, as empresas francesas.

Villeroy de Galhau destacou, no entanto, que o BCE não pode ser o único a agir e que os governos devem aproveitar a acomodação da política para implementar reformas e adotar iniciativas com foco no crescimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda