Economia

Argumento para alta dos juros em março criou tração, diz Powell

Redação Folha Vitória

Nova York - O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, se juntou nesta quinta-feira a outros representantes da autoridade monetária ao indicar que uma elevação dos juros na reunião deste mês pode ser apropriada.

"O argumento para uma alta de juros em março criou tração e acredito que está sobre a mesa para ser discutido", afirmou Powell em entrevista a uma rede de televisão nos EUA.

O dirigente notou que o mercado de trabalho está perto de operar na capacidade máxima e a inflação se aproximando da meta de 2,0% do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

"Estamos chegando bem perto da nossa meta", disse, acrescentando que as três altas de juros previstas para este ano nas últimas projeções do BC norte-americano parecem apropriadas.

As expectativas de mercado sobre uma alta de juros cresceram rapidamente nos últimos dias, após dirigentes do Fed darem declarações mais contundentes sobre a saúde da economia norte-americana.

Sobre a forte alta dos mercados nos últimos dias, Powell declarou não estar preocupado, uma vez que não vê "preocupações generalizadas sobre a estabilidade financeira".

Questionado sobre as políticas fiscais prometidas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, Powell afirmou que prefere esperar para ver e que ainda não incorporou essa perspectiva em suas projeções. Ainda assim, a possibilidade de uma expansão fiscal faz com que a projeção tenha um risco positivo de crescer mais rápido que o esperado.

Sobre o balanço do Fed, o dirigente afirmou que prefere ver os juros subirem mais antes de iniciar o processo de desinvestimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda