Economia

Má ideia permitir deliberadamente que a inflação supere meta de 2%, diz Lacker

Redação Folha Vitória

Chicago - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond, Jeffrey Lacker, alertou hoje contra a ideia de permitir que a inflação exceda a meta de 2,0%.

Tal estratégia, segundo o dirigente, "tem um quê de exercício de engenharia" e, portanto, é uma ideia difícil de levar "seriamente como parte do ferramental das políticas do Fed".

Os comentários foram feitos na Universidade de Chicago, após a apresentação de uma pesquisa que defendia que os formuladores de políticas monetárias poderiam permitir que a inflação subir acima da meta como uma forma de garantir que a tendência subjacente de alta dos preços, que tem sido muito frágil nos últimos anos, seja fortalecida. Quando questionados em outras ocasiões, outros dirigentes do Fed não se mostraram desconfortáveis com a ideia.

Lacker, que não vota este ano, é um dos maiores defensores da alta de juros no Fed e acredita que a estabilidade da inflação nos últimos anos não é algo dado, mas "parece consequência da política monetária" do período. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda