Economia

Inadimplência do consumidor cai 1,9% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC

No acumulado de 12 meses, já incluindo fevereiro, a inadimplência apresenta redução de 3,3%

Redação Folha Vitória

Variável decisiva nas decisões das instituições financeiras por conceder ou negar crédito, a inadimplência ao consumidor caiu 1,9% em fevereiro, na comparação com janeiro, descontadas as interferências decorrentes da sazonalidade do período. As informações são da Boa Vista SCPC.

Quando se compara o comportamento da inadimplência no mês passado com o de fevereiro de 2017, os atrasos nos pagamentos das contas caíram 2,6%. No acumulado de 12 meses, já incluindo fevereiro, a inadimplência apresenta redução de 3,3%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, só foi registrado alta da inadimplência no Sul do País, onde os atrasos fiaram 0,1% maiores que no período de 12 meses encerrado em fevereiro de 2017. No Nordeste os atrasos caíram 5,6%; no Norte, recuaram a uma taxa de 4,2%; no Centro-Oeste, 4% e no Sudeste a queda foi de 3,1%.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos, segundo os técnicos da Boa Vista SCPC, geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.

Para eles, com a perspectiva de crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias. "Estes são fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2018", preveem.

Pontos moeda