Economia

Nos bastidores, EUA e China buscam acordo

Redação Folha Vitória

A China começou a negociar silenciosamente a abertura do mercado a produtos dos Estados Unidos, após uma semana de troca de tarifação de importações de ambos os lados, segundo relataram fontes ligadas ao assunto à Dow Jones Newswires.

As conversações, que abrangem amplos segmentos, incluindo serviços financeiros e manufatura, estão sendo lideradas pelo economista Liu He, recém-eleito vice-premiê chinês; pelo secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin; e pelo representante comercial americano, Robert Lighthizer.

No fim da semana passada, em uma carta assinada por Mnuchin e Lighthizer e endereçada a Liu, o governo Trump definiu pedidos específicos que incluem redução das tarifas chinesas sobre os automóveis americanos, mais compras chinesas de semicondutores americanos e maior acesso ao setor financeiro da China. De acordo com as fontes, Mnuchin está considerando uma viagem a Pequim para prosseguir as negociações. Um porta-voz do Tesouro reconheceu que houve contatos entre Mnuchin e Liu, mas sem dar detalhes. (DOW JONES NEWSWIRES)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda