Economia

Plural: expectativa é que simplificação tributária venha rápido

De acordo com o presidente da entidade, Leonardo Gadotti, o governo tem passado mensagens importantes ao mercado

Redação Folha Vitória

Uma mudança no sistema tributário do País foi apontada como um dos principais desafios do setor de distribuição de combustíveis pela Plural, entidade que representa gigantes como BR Distribuidora e Ipiranga. De acordo com o presidente da entidade, Leonardo Gadotti, o governo tem passado mensagens importantes ao mercado. Gadotti destacou que a simplificação necessária está no plano do governo e a estimativa é que ela venha rápido.

"Existe um plano do governo de simplificação tributária. Nossa expectativa é que isso venha e venha rápido", disse, durante evento em São Paulo, para apresentar um estudo sobre as perspectivas e desafios para o setor no País.

Segundo Gadotti, a simplificação tributária, que uniformizaria o ICSM em todo o País, criaria maior estabilidade no preço final, "além de contribuir para o fim da guerra fiscal entre os Estados e desestimular a ocorrência de fraudes".

De acordo com a entidade, a alta carga tributária é um dos principais vilões no preço dos combustíveis. Do preço final ao consumidor, 43,6% na gasolina e 27,1% do diesel são impostos.

A entidade defendeu também mais segurança na formação dos preços, no espelho do que aconteceu no passado, em que a Petrobras em momentos distintos foi obrigada a subsidiar os preços ou aplicou valores acima do mercado.

Gadotti defendeu também mais competição no setor, tendo como base a estimativa de abertura do mercado de refino. "Ampliar a competição na oferta alinharia ainda mais os preços com os do mercado internacional, e o maior beneficiado seria o consumidor final. Vemos positivamente os sinais que a Petrobras tem dado da possibilidade de vender refinarias".

Pontos moeda