Economia

Movimentação nos aeroportos na Semana Santa deve superar fluxo em grandes eventos

A Infraero estima uma movimentação de 3,57 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa durante o período da Semana Santa – entre 16 e 22/4. O número é 9,84% maior que aquele registrado na Semana Santa de 2013, entre os dias 27/3 e 2/4, que foi de 3,25 milhões de passageiros. Os dados não incluem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada.

 Em julho de 2013 – mês de realização da Jornada Mundial da Juventude e um dos meses de maior movimentação – os aeroportos da Rede Infraero registraram 12,2 milhões de embarques e desembarques. A movimentação prevista para os sete dias do feriado da Semana Santa – 3,57 milhões – corresponde a quase 30% da movimentação de um mês inteiro, sendo que nos últimos feriados e períodos de alta temporada os aeroportos da Rede Infraero operaram normalmente, sem impacto a embarques e desembarques. Em mais este feriado prolongado, os terminais estão preparados para atender o fluxo de passageiros.
 
Para garantir a fluidez das operações no período, será acionado um plano de ação, que contempla medidas como o reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, e o acompanhamento constante de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque. Essas medidas são regularmente adotadas em períodos de grande movimentação, como as festas de final de ano e feriados prolongados.
 
Também será reforçado o atendimento aos usuários durante o feriado. Nos saguões, funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?/May I Help You?” estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar passageiros.
 
Aplicativos para os usuários
 
A Infraero disponibiliza também para os usuários de smartphones algumas ferramentas informativas para facilitar sua viagem. O aplicativo Voos Online, que fornece a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, está disponível para todos os smartphones e usuários de PCs/tablets Windows 8.1 e de smartphones com Windows Phone 8, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. A ferramenta, que já atingiu a marca de mais de 600 mil downloads, também permite o acesso ao Guia do Passageiro, publicação que reúne dicas e informações sobre viagens e o funcionamento do setor aéreo. O Guia está disponível ainda nos balcões de informação da Infraero.
 
Outro dispositivo oferecido pela Infraero é o Aeroperto, aplicativo gratuito para smartphones que informa ao passageiro opções de atividades no aeroporto e na região, num raio de 20 quilômetros de distância. Entre as informações disponibilizadas pelo programa, estão os estabelecimentos localizados nos 63 aeroportos da rede Infraero e as opções existentes  de lazer, gastronomia, compras, hotéis e serviços nos 20 quilômetros ao redor do terminal.  O usuário ainda recebe alertas sobre o check-in e o embarque de seu voo. A ferramenta está disponível para aparelhos com sistema Android e aqueles que utilizam sistema iOS, incluindo tablets.

Pontos moeda