Economia

Aprovada audiência pública para 3º leilão de energia de reserva de 2015

Redação Folha Vitória

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira, 22, a abertura de audiência pública sobre o edital do 3º Leilão de Energia de Reserva de 2015, previsto para 29 de maio e cuja conexão das usinas vencedoras deverá ocorrer no submercado Sudeste/Centro-Oeste. A audiência pública ficará aberta entre os dias 23 de abril a 4 de maio.

No leilão, autorizado por portaria do Ministério de Minas e Energia no dia 15 de abril, serão negociados contratos na modalidade por disponibilidade de energia, com início de suprimento de energia elétrica em 1º de janeiro de 2016 e prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimentos de geração a partir de fonte termelétrica a gás natural, inclusive em ciclo combinado.

Os diretores do órgão regulador tentarão ampliar o prazo entre a aprovação do edital e a realização do leilão, previsto para o final do mês de maio. "Realmente 15 dias entre a aprovação do edital e a realização do leilão é um prazo muito apertado", considerou o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

No começo do mês, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o governo está trabalhando no planejamento do setor elétrico para que o sistema possa estar preparado para uma situação de crise hídrica no começo de 2016 igual ou pior que a vivida no País no início deste ano. O leilão de reserva faria parte desse planejamento.

Pontos moeda