Economia

Arminio diz confiar na capacidade de Levy de desbastar 'emaranhado de distorções'

Redação Folha Vitória

Rio - O economista Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC) e sócio da Gávea Investimentos, afirmou nesta quarta-feira, 8, que tem "total confiança" na capacidade do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de formular uma estratégia que vá aos poucos "desbastando esse emaranhado de distorções" na política econômica.

"O problema é conseguir fazer isso", disse Arminio, ao responder pergunta em seminário na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio. O economista destacou que Levy começou no cargo com excelente discurso, falando sobre patrimonialismo e distorções do mercado de crédito.

Segundo Arminio, fazer os ajustes na política econômica com o atual ambiente político é difícil. "Imaginava fazer isso num ambiente mais favorável a uma abordagem mais holística dos problemas", comentou Arminio.

Ao ser perguntado sobre a independência do Banco Central (BC), Arminio defendeu a ideia, mas concordou que é inviável politicamente. Além disso, seria mais importante garantir independência a outras agências reguladoras. "É mais grave nas outras agências até. Se elas caminhassem para a independência poderia haver impacto nos investimentos", afirmou Arminio.

Pontos moeda