Economia

Maggi pede à Fazenda alterações na PIS e Cofins sobre receitas financeiras

Redação Folha Vitória

Brasília - O senador Blairo Maggi (PR-MT) se reuniu nesta quinta-feira, 23, com o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, para pedir alterações nas regras que tratam das contribuições de PIS/Pasep e da Cofins sobre receitas financeiras. Segundo ele, o decreto presidencial publicado pela Presidência no início do mês cria distorções que prejudicam o setor exportador.

Instituída no início do mês, a nova regra aumenta a tributação sobre as receitas. Maggi, entretanto disse que não veio questionar os novos índices. "A gente não está discutindo se vai aumentar a tributação. A questão é que tem uma distorção", disse. Segundo ele, empresas exportadoras vão pagar os tributos quando tiverem ganhos com a valorização do produto, mas não terão compensação quando o valor cair.

Segundo o senador, Godoy, "na primeira olhada", falou que de fato há uma distorção e que o ministério fará um estudo sobre o assunto. Ele não deu prazo para apresentar uma solução. "O ganho de tributação para o País é muito grande, mas prejudica demais as empresas", disse o senador.

Pontos moeda