Economia

Nos EUA, Levy debaterá programa de concessões e detalhará ajuste fiscal

Redação Folha Vitória

Brasília - Durante as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), na próxima semana, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pretende debater o programa de concessões brasileiro, instrumentos financeiros para captação para infraestrutura, uma agenda de crescimento para o Brasil, além de detalhar as medidas de ajuste fiscal que está adotando. Ele chega ao país em 16 de abril e vai embora no dia 22, depois de se reunir com ministros, políticos estrangeiros e investidores.

Dentre os temas na agenda de Levy está a ratificação da reforma do FMI, que teve início em 2010. "O FMI vai continuar discutindo alternativas para levar essa reforma adiante. A ratificação será um resultado definitivo que conclui a reforma iniciada em 2010", observou uma fonte da área econômica. "A nossa posição central é de que é importante que se ratifique a reforma e ao mesmo tempo que o FMI continue trabalhando na revisão das cotas", disse essa fonte.

No encontro também será debatido o desenvolvimento de instrumentos para canalizar investimentos privados para infraestrutura. Há um diagnóstico, segundo essa fonte da área econômica, de que no mundo há um déficit de US$ 1 trilhão em investimentos. "Tudo isso tem como pano de fundo um diagnóstico de que há um volume grande de poupança no mundo que poderia ser canalizada para infraestrutura, mesmo em países desenvolvidos", observou.

Pontos moeda