Economia

Taxa anual de inflação na Rússia aumenta para 16,9% em março

Redação Folha Vitória

Moscou - O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Rússia subiu 16,9% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou o Serviço Federal de Estatísticas. A alta anual foi maior do que a de 16,7% registrada em fevereiro.

Os preços dos alimentos continuaram sendo o principal motor da inflação e subiram 23% na comparação anual em março. A inflação russa tem sido alimentada pelo rápido enfraquecimento do rublo, que torna as importações mais caras. A proibição imposta pelo governo à importação de alimentos dos países que aplicaram sanções contra a Rússia por causa de envolvimento no conflito na Ucrânia também contribui para a alta dos preços.

O governo russo espera que a inflação diminua para cerca de 12% até o fim deste ano, um patamar ainda bem mais alto do que a meta de 4,0% do banco central do país. O aumento da inflação pede uma política monetária mais apertada, mas o banco central se comprometeu a estimular o crescimento da economia e disse que não vai combater a inflação a qualquer custo.

O Banco da Rússia cortou as taxas básicas de juros duas vezes neste ano, levando a taxa de referência para 14% em meados de março. A próxima reunião de política monetária no país está marcada para 30 de abril. Fonte: Dow Jones Newswires.