• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC da Turquia corta taxas de juros secundárias e mantém a principal

Economia

BC da Turquia corta taxas de juros secundárias e mantém a principal

Istambul - O Banco Central da Turquia cortou taxas de juros nesta quarta-feira. O novo presidente da instituição, Murat Cetinkaya, começou seu mandato acelerando o ciclo de relaxamento monetário no país, diante da desaceleração inflacionária e da estabilização da moeda doméstica, a lira.

Liderado por Cetinkaya pela primeira vez, o Comitê de Política Monetária em Ancara cortou a taxa de juros de concessão de empréstimo no overnight pelo segundo mês consecutivo, agora de 10,5% para 10%. A taxa básica de juros, a de recompra em uma semana, foi mantida em 7,5%, bem como a taxa de tomada de empréstimos do overnight, que continua em 7,5%. Na janela de liquidez do fim do dia, que vale entre as 16h e as 17h no horário local, a taxa de empréstimos foi reduzida de 12% para 11,5%.

Doze dois 15 economistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam que a taxa de juros de concessão de empréstimos no overnight fosse cortada para 10%, enquanto os três outros previam uma redução menor, de 0,25 ponto porcentual. Todos previam que a taxa básica fosse mantida.

A decisão do BC significa um corte no corredor entre as taxas de juros. Isso significa um custo menor para os tomadores de empréstimo na Turquia, uma medida para apoiar o crescimento econômico. Fonte: Dow Jones Newswires.