Economia

Bullard volta a pregar manutenção de juros baixos

Redação Folha Vitória

Melbourne - O presidente da unidade de St. Louis do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jame Bullard, voltou a argumentar a favor da manutenção das taxas de juros do país nos níveis atuais. No entanto, ele admitiu que há uma possibilidade de que os juros precisem subir mais do que ele espera agora.

"Concluo que uma política de juros relativamente baixos se mantenha apropriada", afirmou o dirigente em um evento realizado em Melbourne, na Austrália.

Bullard repetiu em seu discurso que, em vez de aumentar os juros, ele gostaria de ver o Fed adotando ações que reduzam o tamanho de seu balancete de US$ 4,5 trilhões, que cresceu rapidamente devido a políticas de estímulo instauradas para colocar a economia nos eixos durante e após a crise financeira.

"Ajustes no balancete podem ser vistos como uma maneira de normalizar a política do Fed sem a necessidade de se apoiar exclusivamente num ritmo de juros mais altos", disse.

Bullard não vota nas reuniões de política monetária deste ano. No momento, ele é um dos dirigentes mais "dovish". (Dow Jones Newswires)

Pontos moeda