Economia

Focus: após Copom de abril, mercado mantém aposta de corte de 1 ponto em junho

Redação Folha Vitória

Brasília - A abertura das previsões para o juro básico da economia nos próximos meses mostra que o mercado financeiro manteve a previsão para o comportamento da taxa Selic no período.

Para os economistas consultados na pesquisa Focus, o juro será reduzido novamente em 1 ponto porcentual na reunião de junho do Comitê de Política Monetária (Copom) - mesma decisão anunciada na semana passada pelo Banco Central.

Segundo a abertura dos dados, a mediana das previsões para o patamar do juro seguiu em 10,25% para junho. Assim, os números indicam expectativa de redução da taxa - atualmente em 11,25% - de um ponto na próxima decisão.

Para os meses seguintes, prevalece a previsão de reduções menos intensas. Para julho, a aposta é que a taxa Selic será cortada em 0,75 ponto porcentual, para 9,50%. Em setembro, a redução seria de 0,50 ponto, o que levaria o juro para 9%.

Depois, o ritmo seria reduzido com a redução da Selic em 0,25 ponto em outubro e dezembro, o que levaria a taxa básica para 8,75% e 8,50%, respectivamente. Dezembro seria o último movimento e analistas apostam em juro estável a partir de janeiro de 2018.

Pontos moeda