Economia

BC da Rússia decide manter taxa básica de juros em 7,25%

Redação Folha Vitória

O Banco Central da Rússia decidiu nesta sexta-feira manter a taxa básica de juros em 7,25%. Em seu comunicado, ele disse que a inflação anual "permanece baixa" no país. O BC comenta que o enfraquecimento do rublo, em meio à tensão geopolítica, será um fator para o índice de preços ao consumidor acelerar e se mover mais perto para a meta de 4%, mas isso não cria o risco de que a inflação supere a meta. O índice de preços ao consumidor (CPI) ficou em 2,4% em março, na comparação anual.

Há, segundo o comunicado, incertezas sobre o potencial impacto de acontecimentos recentes nas expectativas de inflação. Os preços devem avançar na faixa entre 3% e 4% no fim deste ano e seguir perto de 4% em 2019, calcula o BC.

O Banco da Rússia afirma que a política monetária seguirá se tornará "neutra" em 2018. Ao mesmo tempo, diz que suas decisões futuras serão tomadas com base nos riscos para a inflação, na dinâmica dos preços e em acontecimentos econômicos.

O rublo mais fraco deve acelerar o movimento da inflação para 4%, sem riscos de esse patamar ser ultrapassado, a menos que ocorram mudanças consideráveis no ambiente externo, diz a nota. Já a atividade econômica continua a se expandir. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi estimado em entre 1,3% e 1,5% no primeiro trimestre e deve chegar no fim deste ano em entre 1,5% e 2%, em linha com o crescimento potencial do país.

A próxima reunião do BC russo ocorrerá em 15 de junho, informou ainda a instituição.

Pontos moeda