ESPECIAL MERCADO IMOBILIÁRIO

Economia

Especial Mercado Imobiliário: loteamentos ganham destaque no Espírito Santo

O mercado cresce em diversas regiões do Espírito Santo, com destaque para a Grande Vitória, no Norte e na região Serrana

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O mercado de loteamentos tem se tornado um grande negócio no Espírito Santo. Alguns dos pontos fortes são a rápida valorização, liquidez e a facilidade de venda. Esse mercado cresce em diversas regiões do Espírito Santo com destaque para a Grande Vitória, a região Norte e a Serrana. Os municípios de Cariacica, Serra, Vitória, Linhares, São Mateus e Domingos Martins são os que mais crescera nesse setor.

Desde 1979, o Brasil possui uma legislação que regula e disciplina como se fazer parcelamento urbano, mais conhecido como loteamento. Atualmente existem loteamentos residenciais, que são especificamente criados para receberem apenas unidades habitacionais. São lotes individualizados que podem ser adquiridos para construção de residências. Já os loteamentos empresariais são voltados para receber atividades produtivas, serviços e demais atividades de natureza empresarial.

O diretor geral da VTO Polos Empresariais, Alexandre Schubert, revela que dentro desse cenário surge um modelo mais recente chamado de núcleos urbanos, criados para atender cidades com algum tipo de problema de mobilidade envolvendo grandes distâncias. Segundo ele, esse modelo pretende colocar no mesmo espaço, de uma forma organizada, atividades empresariais, comerciais e residenciais. "As pessoas tem capacidade de residir próximo ao trabalho, comprar próximo à residência e assim tornar a cidade mais inteligente", explica.

"Atualmente a VTO atua no Brasil inteiro. Estamos em Recife, Cuiabá, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, entre outras cidades. Nós desenvolvemos um plano de negócios, no qual olhamos o Brasil daqui a 10 anos e procuramos entender onde acontecerão atividades significantes economicamente. A partir disso, nós procuramos áreas, desenvolvemos negociação com proprietários, criamos projetos, aprovamos, licenciamos, registramos, e construímos loteamentos que vão receber empresas, que vão gerar emprego, renda e tributos", afirma Schubert.

Entenda mais sobre o mercado de loteamentos

Alexandre Schubert fala sobre plano de negócios da VTO

Romulo Barreto Furtado é diretor geral do Grupo Fimag. Ele explica que o grupo possui três áreas compradas, sendo a última adquirida no município de Linhares, no Norte do estado. "É um bom negócio. Para o nosso setor agrícola, a compra em Linhares tem motivos, principalmente, logísticos. A área é muito estratégica. É uma indústria que já inicia este ano com capacidade produtiva e geração de 150 empregos iniciais. Acreditamos que Linhares será o próximo polo industrial capixaba".

Geração de empregos

Uma das consequências da instalação de um loteamento industrial é o estímulo ao desenvolvimento econômico. No Espírito Santo, segundo a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), a indústria liderou a geração de postos de trabalho durante o mês de julho de 2018 e as cidades de Serra, Linhares e Cariacica, principais pontos de instalação dos polos empresariais no Espírito Santo, foram as que mais geraram postos formais de emprego.

No acumulado de janeiro a julho de 2018, o município da Serra liderou com 2.656 postos formais, seguido por Linhares, com 1.319 postos formais e Cariacica, com 1.017. A capital Vitória, vem em quarto lugar, com 1.010 postos formais. Em nível nacional, o Espírito Santo se mantém como o nono estado a gerar mais empregos no Brasil. O resultado foi 695 novas vagas de emprego na indústria, superando o setor de serviços (515 vagas) e comércio (364 vagas).

Veja o gráfico abaixo:

Região avança no mercado

Outra região capixaba que tem se destacado na comercialização de lotes é a Serrana, que já é conhecida pelas belezas naturais, pela preservação da cultura de diversos povos que colonizaram o local e também por atrair turistas que buscam fugir da agitação das grandes cidade.

Famoso pela prestação de serviços de hotelaria, lazer e gastronomia, o China Park também aposta nas vendas de lotes e construção. O proprietário Valdeir Nunes fala que o China Park está diretamente ligado ao crescimento e valorização da região serrana do estado.

"Representamos parte desse crescimento. A região tem ganhado novos hotéis e condomínio. Acredito que fazemos parte desse contexto. Nós não perdemos oportunidades e criamos novas através dos nossos projetos. E, com isso, a região cresce. Nos últimos três anos, nós da região serrana crescemos 10% ao ano, enquanto outras regiões acabaram regredindo, principalmente na área do turismo", diz.

Valdeir comenta que o investimento nas atividades de venda de lotes e construção também é um dos fatores que está contribuindo para o desenvolvimento do mercado imobiliário na região.

Foto: Divulgação

"Estamos crescendo junto com a região. Um dos nossos diferenciais é que temos uma construtora aqui dentro. Nós vendemos o terreno e o cliente tem a opção de fazer o chalé com a gente. Outro diferencial é o pagamento de condomínio, que só é feito a partir do início da obra do cliente. Ou seja, se ele ficar sem mexer no terreno por cinco anos, ele não pagará nada de condomínio. Além disso, também tem as questões de segurança e da possibilidade de utilização de toda a estrutura de lazer disponível no China Park", comenta Nunes.

Mercado em crescimento

O consultor imobiliário José Luiz Kfuri cita que antigamente a segunda moradia buscada no Espírito Santo era sempre áreas de praia, principalmente a região de Guarapari. Segundo ele, com a expansão de condomínios em Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Teresa entre outros, o clima de inverno e a gastronomia passaram a ser ótimas alternativas.

"As vendas de condomínios e loteamentos nas montanhas têm crescido. Os clientes tem a opção de comprar pronto ou construir suas próprias casas. Sem contar a segurança, o lazer e outros diferenciais que garantem, inclusive, a valorização. O China Park, por exemplo, consegue agregar tudo isso. É um grande empreendimento com condomínio residencial, parque de lazer com entretenimentos diversos, pousada, restaurantes, entre outros", comenta Kfuri.

Veja o vídeo:

Podcast


Pontos moeda