Economia

Desmobilização de plataformas de petróleo e gás podem criar 9 mil empregos no ES

Segundo dados da ANP, 18 poços de exploração localizados no litoral capixaba foram aprovados para passarem pelo processo de descomissionamento

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Petrobras

Com o passar dos anos e o esgotamento na produção de alguns campos de exploração de petróleo e gás no litoral brasileiro, uma prática que vem se tornando muito comum atualmente é o chamado descomissionamento das plataformas. 

O processo consiste em desmobilizar essas estruturas e fazer a recomposição ambiental do local onde era feita a exploração.

Tal processo requer grande know-how das empresas contratadas para esse tipo de serviço e tem sido visto como grande oportunidade para a ampliação dos seus negócios. 

Esse mercado será debatido nesta quarta-feira (27), no segundo dia da 3ª Conferência Onshore e Offshore, evento que faz parte da Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge). A feira teve início nesta terça-feira (26) e é realizada no Centro de Convenções de Vitória.

O debate sobre esse mercado fará parte do painel "oportunidades para a cadeia de fornecedores", que terá início a partir das 17 horas. O tema será abordado pelo coordenador da área de Defesa de Interesses da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Gustavo Nunes.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 18 poços localizados no litoral capixaba foram aprovados para passarem pelo processo de descomissionamento. 

O coordenador da Findes cita que esses descomissionamentos podem gerar cerca de 9 mil empregos, sendo 1,5 mil diretos e 7,5 mil indiretos.

"Um poço de exploração tem um tempo de vida útil. Depois disso, é preciso desmobilizá-lo e fazer a recomposição ambiental. Até porque o custo de produção acaba ficando muito alto e é preciso fazer esse descomissionamento. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de petróleo e gás do Brasil e possui algumas estruturas antigas, que precisam ser desmobilizadas".

Em sua participação no evento, Gustavo falará sobre um programa da Findes, o +Negócios, que tem por objetivo conectar as indústrias demandantes e potenciais fornecedores capixabas, visando gerar novas oportunidades de negócios e parcerias, aproximando as empresas e possibilitando network, principalmente na cadeia de descomissionamento.

"Nesse painel vamos tratar das oportunidades para as pequenas e médias empresas neste mercado de descomissionamento", destacou.

Programação da 3ª Conferência Onshore e Offshore desta quarta-feira

17h - Painel III – Oportunidades para a cadeia de fornecedores
Soluções Sebrae
Mais negócios – Gustavo Nunes, coordenador de defesa de interesses, Findes
Qualificações – Alessandro De Castro, superintendente, IEL
Qualificações – Karen Cubas, gerente da UnIBP, IBP

18h30 (duração de 30 minutos) – Seminário técnico I

1. Endserv - Tatyana
Oferta permanente: Campos Maduros

Fecapge

A Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge) teve início nesta terça-feira e segue até quinta-feira (28). O evento tem entrada gratuita e é realizado no Centro de Convenções de Vitória.

Entretanto, é necessário inscrição prévia para ter acesso ao evento. O funcionamento da feira é de 14h às 21h em todos os dias do evento.

A proposta da Fecapge é promover a difusão dos projetos e expertises do segmento, por meio da troca de experiências e debates, além de identificar potencialidades capixabas do setor. O evento ainda visa fomentar a divulgação e comercialização de produtos e prestação de serviços, nas rodadas de negócios.

Para o organizador do evento, Manoel de Oliveira Passos, a Fecapge é um espaço que vai oportunizar aos participantes a troca de experiência por meio da 3ª Conferência Onshore e Offshore, geração de renda por meio da Rodada de Negócios, além da participação de importantes empresas do setor de Petróleo, Gás e Energia, na Feira.

“Os pequenos são extremamente importantes para compor a cadeia produtos do setor aqui no Espírito Santo, por isso, criamos um ambiente em que vamos juntar esses atores no mesmo local”, disse Passos.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, o Governo do Estado, por meio da Aderes, vem mais uma vez oportunizar espaços para a geração de renda e capacitação voltada para os pequenos negócios.

“Dessa vez estamos apoiando a Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge), que tem o propósito de valorizar as pequenas empresas desse segmento”, afirmou o diretor-presidente da Aderes.

A Fecapge é uma realização da Associação Capixaba das Empresas de Serviço de Petróleo, Gás e Energia, em conjunto com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes).


Pontos moeda