Economia

Draghi: BCE está confortável com ação na próxima vez

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou nesta quinta-feira que o conselho da instituição pode tomar medidas para impulsionar a taxa anual de inflação quando se reunir em junho.

Em uma coletiva de imprensa após a decisão do banco central de manter inalterado o atual programa de política monetária, Draghi disse que os membros do conselho estavam "insatisfeitos" com a perspectiva de um longo período de inflação baixa.

"Há um consenso em não estar conformado com isso, o que levará a um consenso sobre a ação", disse ele, acrescentando que qualquer medida pode ser decidida somente após os economistas do banco central apresentarem as novas previsões no próximo mês.

"O conselho está confortável com agir na próxima vez", disse Draghi.

A inflação anual na zona do euro ficou em apenas 0,7% em abril, ligeiramente acima do resultado de março, mas ainda muito abaixo da meta do BCE, de pouco abaixo de 2% no médio prazo. Draghi disse que a inflação deverá se manter em torno dos níveis atuais nos próximos meses, com um aumento em 2015 e só chegando perto da meta em 2016.

Draghi afirmou também que a recente apreciação do euro é algo que pode pressionar a inflação, alegando que isso é "um motivo de preocupação séria". "Essa preocupação terá de ser abordada", disse ele. Sobre outros possíveis problemas, Draghi disse que riscos geopolíticos podem causar impacto na zona do euro mais do que em outras áreas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda