Economia

BC do Chile decide manter a taxa de juros em 3,0%

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Banco Central do Chile decidiu, em sua reunião de política monetária desta quinta-feira, manter a taxa básica de juros em 3%. Segundo o comunicado da instituição, no âmbito externo, as perspectivas de crescimento mundial não tiveram grandes mudanças, ainda que os dados do primeiro trimestre tenham sido "menores que o esperado".

Em relação à América Latina, o BC chileno afirma que "o panorama seguiu se deteriorando", com altas nas taxas de juros na maioria dos países, ainda que elas em geral se mantenham "em níveis baixos".

"Os dados do primeiro trimestre dão conta de uma atividade e demanda que cresceram a um ritmo moderado", diz o comunicado. O BC chileno afirma que, em abril, a inflação total ficou acima do esperado, mas não a subjacente. "Ambas mantêm uma variação anual elevada. Sua evolução seguirá sendo monitorada com especial atenção", afirma a nota. No médio prazo, as expectativas para a inflação seguem em 3%, como desejado pela política monetária do país. Mudanças na taxa de juros dependerão das implicações das condições macroeconômicas internas e externas sobre as expectativas inflacionárias, segundo a instituição. (Gabriel Bueno da Costa)

Pontos moeda