Economia

BC da Hungria lança incentivo para impulsionar empréstimos a pequenas empresas

Redação Folha Vitória

Budapeste - O Banco Central da Hungria afirmou nesta quinta-feira que lançará um novo incentivo para ampliar os empréstimos bancários para pequenas empresas. O BC informou que reduzirá ou suspenderá por cinco anos os requisitos de capital para novos empréstimos às companhias menores.

As novas regras de capital entrarão em vigor no próximo ano e se aplicam a empréstimos feitos a pequenas empresas durante este ano, afirmou o BC húngaro em comunicado à imprensa. "O capital liberado dessa maneira pode apoiar uma alta maior nos empréstimos no mercado e garantir um melhor retorno sobre as ações para os participantes do mercado de empréstimos doméstico", disse a instituição.

Entre suas atribuições, o BC húngaro pode ajudar a política econômica do governo a impulsionar o crescimento, contanto que isso não ameace o mandato de manter a inflação em 3% ao ano. A inflação ao consumidor no país, porém, desacelerou para apenas 0,2% ao ano em março. O governo projeta que o crescimento desacelerará neste ano para 2,5% no país, de 2,9% em 2015. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda