Economia

Cade é exemplo de independência, mas há problemas em outras agências, diz Moraes

Redação Folha Vitória

São Paulo - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes (PSDB-SP), disse nesta quarta-feira, 25, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é um exemplo de agência independente e eficiente, mas fez críticas a outros órgãos reguladores que, segundo ele, têm problemas a serem corrigidos.

"Logo que o Brasil adotou esse modelo de agências, havia dúvida sobre a evolução desses órgãos. Era um entusiasta das agências, mas hoje sou mais cético em relação ao que algumas agências acabaram se transformando. Em algumas delas há problemas que precisam ser corrigidos, mas não aqui no Cade", afirmou, em solenidade antes da última sessão de Vinícius Marques de Carvalho como presidente do órgão antitruste.

O governo do presidente em exercício Michel Temer quer apressar a tramitação no Congresso Nacional de um projeto que veda a presença de pessoas com ligações partidárias nos colegiados das agências reguladoras. Apesar de Carvalho já ter trabalhado no gabinete do deputado estadual Simão Pedro (PT) em São Paulo, Moraes elogiou a atuação do presidente do Cade na implantação da nova legislação de defesa da concorrência nos últimos quatro anos.

"O Cade é um exemplo de agência independente e eficiente. O Conselho conta com reconhecimento não só nacional, como internacional", elogiou o ministro. "O Cade continuará tendo todo o apoio do Ministério da Justiça. Acho imprescindível a permanência dessa autonomia do órgão", completou Moraes.

Pontos moeda