• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Banco Mundial corta projeção de PIB da Índia nos 12 meses até março passado

Economia

Banco Mundial corta projeção de PIB da Índia nos 12 meses até março passado

Nova Délhi - O Banco Mundial rebaixou sua estimativa para o crescimento econômico da Índia no mais recente ano fiscal, encerrado em março, de 7% para 6,8%. O período ficou marcado pela surpreendente decisão do primeiro-ministro Narendra Modi de agir em novembro para cancelar a validade de todas as cédulas de rupias de alto valor, a fim de combater a evasão fiscal e outros crimes.

A decisão política teve como resultado um corte nos gastos das famílias. As companhias mandaram funcionários para casa e adiaram investimentos. Ainda assim, preocupações iniciais de que a política tivesse gerado uma freada brusca na economia foram exageradas, segundo Frederico Gil Sander, economista sênior do Banco Mundial concentrado em Índia. Como as pessoas sabiam que a restrição às cédulas seria temporária, os lojistas venderam produtos a crédito e os fornecedores deram às empresas mais espaço para atrasar pagamentos. "Acontece que os indianos precisam muito menos de cédulas do que no passado", afirmou Sander.

O Banco Mundial projeta que o crescimento do PIB indiano se recupere para 7,2% no atual ano fiscal e avance a 7,7% no próximo. Fonte: Dow Jones Newswires.