Economia

Bandes investe quase R$ 7 milhões em incentivo a energia limpa

Nesse cenário, a aquisição de sistemas fotovoltaicos, eólicos, de biomassa e outros tornou-se uma boa opção de investimento

O Programa de Economia Verde, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), já teve R$ 6,5 milhões em recursos aprovados para 12 projetos com foco em práticas sustentáveis. Desses, sete projetos são para a implantação de placas fotovoltaicas.

O número mostra que as empresas já estão se movimentando para adquirir mecanismos mais econômicos e ambientalmente responsáveis.

“A elevação dos custos com energia e as inconstantes mudanças climáticas abalam a geração energética atual. Como a energia elétrica muitas vezes é um dos principais custos para o negócio, muitos empreendedores estão buscando diversificar a matriz energética, buscando linhas de financiamento específicas para investimento em tecnologias limpas”, destaca Aroldo Natal, diretor-presidente do banco capixaba.

Por isso, o conceito de “economia verde” vem ganhando força no meio empresarial. São financiamentos para a captação de energia solar, pequenas hidroelétricas ou energia proveniente de gás natural, além de outras formas de reaproveitamento energético e boas práticas ambientais.

Nesse cenário, a aquisição de sistemas fotovoltaicos, eólicos, de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas por pequenas, médias e grandes empresas tornou-se uma boa opção de investimento para quem busca economia e agregação de valor ao negócio.

O valor do financiamento depende do projeto, que pode ser modular, ou seja, o empresário pode optar por ficar 100% independente da conta de energia, ou fazer um investimento para reduzir o custo mensal. Em média, o empresário tem o retorno financeiro em seis anos, pois as placas têm vida útil de até 25 anos.

Para os interessados em empreendimentos sustentáveis, o banco de desenvolvimento capixaba oferece opções de crédito adequadas. “O Bandes está atento às demandas dos segmentos econômicos capixabas e, por isso, temos as linhas de financiamento para fomentar esse tipo de atividade rentável, que gera empregos e preserva o meio ambiente”, explica o gerente de Desenvolvimento e Planejamento, Sávio Caçador.

Simulação

Caso esteja interessado, o produtor pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. “Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.

O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site o interessado pode acessar os endereços dos parceiros consultores em todos os municípios capixabas.

Pontos moeda