Economia

Estado registra maior crescimento brasileiro no comércio varejista

Com um crescimento de 20%, o Estado superou Santa Catarina (16,4%), Amazonas (15,3%) e a média nacional do trimestre, que chegou a 6,6%

A sexta-feira (11) chegou com uma boa notícia para a economia capixaba. Nos três primeiros meses do ano, o Espírito Santo foi o Estado que registrou o maior crescimento no volume de vendas no comércio varejista ampliado.

Com um crescimento de 20%, o Estado superou Santa Catarina (16,4%), Amazonas (15,3%) e a média nacional do trimestre, que chegou a 6,6%.

Os números, revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, isoladamente, também em março, o Estado liderou no volume de vendas, com um índice de 16,3%.

No comparativo interanual, os setores com maior crescimento foram os de supermercados e de veículos. Essas são atividades com maior relevância na composição do varejo ampliado do Estado e que impactaram positivamente o desempenho do comércio.

De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, trata-se de “mais uma evidência de que, organizado, o Espírito Santo sai na frente com a retomada de crescimento da economia do país”.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, o bom desempenho do varejo registrado no Espírito Santo não é uma surpresa. “É o resultado das ações concretas que o Governo tomou ao longo dos últimos três anos, tanto no que diz respeito à parte fiscal, quanto às ações para a melhoria do ambiente de negócios. Já vínhamos acompanhando o bom desempenho do setor que, neste primeiro trimestre registrou uma arrecadação 17,5% acima do mesmo período de 2017”, afirmou ele.

Pontos moeda