Economia

Findes anuncia programa de inovação e investimento de R$ 9,5 milhões onde seria "restaurante giratório"

Local vai se tornar um espaço para criar soluções inovadoras que ajudem no desenvolvimento dos setores industrial e comercial do Estado

A Federação das Indústrias do Espírito Santo confirmou nesta quinta-feira (10) que a estrutura metálica localizada no topo do Edifício Findes, na Reta da Penha, onde antes seria construído um restaurante giratório, vai se tornar um espaço para criação, negócios e idealizado para ser usado por estudantes, empresários e empreendedores que desejam criar soluções inovadoras que ajudem no desenvolvimento dos setores industrial e comercial do Espírito Santo.

A confirmação sobre a nova forma de utilização do espaço, batizado como FindesLAB, foi dada pelo presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, durante o lançamento do programa Inovação na Indústria Capixaba (Inovic) e é semelhante a proposta apresentada no Conselho do Plano Diretor Urbano (PDU), em outubro do ano passado.

Para concluir as obras, o Sistema Findes vai investir R$ 9,5 milhões no local, recursos esses obtidos junto à CNI – caracterizados como capital privado - e a previsão é que o espaço esteja pronto para uso em setembro de 2019.

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, destacou o papel do Inovic na transformação do perfil econômico capixaba. “Acreditamos que o novo ciclo de desenvolvimento do Espírito Santo será fruto do surgimento de uma indústria mais inovadora e tecnológica”, destacou.

“Ao longo dos últimos 60 anos, a Findes sempre teve papel relevante no fortalecimento de nossa economia. A inovação não é uma moda, mas uma necessidade. A partir disso, estamos criando um programa que vai transformar ideias em notas fiscais no fim do dia”, exemplificou.

As obras

O novo projeto estrutural da estrutura metálica foi elaborado pela Controlatto – empresa envolvida em obras nacionalmente conhecidas, como a Ponte Rio-Niterói. A proposta de giro em 360º foi descartada e, para conclusão, serão acrescentadas 31 toneladas de aço à estrutura atual.

O Edifício Findes suportaria receber 425 toneladas de carga adicional, todavia, a conclusão das obras representará o acréscimo de apenas 136 toneladas – cerca de 32% da capacidade total. A obra já obteve alvará de execução, aprovação na Prefeitura Municipal de Vitória e no Corpo de Bombeiros, além de licença ambiental.

Pontos moeda