Economia

Setor de serviços capixaba fecha o primeiro trimestre com novo recuo

Mesmo apresentando indicadores positivos, em alguns momentos, continuou sem uma tendência consistente, com recuo de 0,5%

O setor de prestação de serviços do Estado Espírito Santo apresentou um segundo recuo consecutivo em março deste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor apresentou recuo de 1,1% comparado com fevereiro deste ano e, obteve a mesma variação negativa em relação a março de 2017.

Os dados levantados pela pesquisa mostram que os grupos de Serviços de Informação e Comunicação apresentaram uma variação negativa de 9,7% e, serviços profissionais, administrativos e complementares, 8,4% negativos, comparados ao mês de março do ano passado. Porém, alguns serviços apresentaram dados positivos. Os serviços prestados às famílias e serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, apresentaram dados positivos de 5,2% e 5,7%, respectivamente.

De acordo com o presidente da Fecomércio–ES, José Lino Sepulcri, essas oscilações de dados são um reflexo da movimentação dos setores produtivos e, mesmo com esses “altos e baixos” houve uma redução do ritmo de quedas no setor de serviços do Estado. “O indicador acumulado em 12 meses registrou o menor nível de queda dos últimos quatro anos. No entanto, por suas características, a retomada do setor de serviços depende de uma recuperação mais forte tanto dos demais setores da economia, quanto do consumo das famílias”, explicou.

Brasil

Em território nacional, o indicador de volume de serviços do país variou negativamente em 0,2%, e se comparado com março de 2017 obteve um recuo de 0,8%. O valor acumulado durante o ano registrou um recuo de 1,5%.

Apenas oito estados brasileiros apresentaram um recuo no volume de serviço em março deste ano se comparados com o mês anterior. O Rio Grande do Sul que se destacou dentre esses números negativos, com -2,9. Já o Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram valores positivos com 4,1%, 0,8% e 0,2% respectivamente.

Nota Técnica

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Pontos moeda