Economia

Guarapari dá início a 1ª Semana do Turismo, Empreendedorismo e Cultura

A abertura do evento aconteceu no Guará Centro de Eventos, contando com a participação de autoridades políticas e representantes do trade turístico municipal.

Foto: Hamilton Garcia
A 1ª Semana do Turismo do Turismo, Empreendedorismo e Cultura aconteceu no Guará Centro de Eventos

Foi inaugurada na noite de ontem (14), a 1ª Semana do Turismo, Empreendedorismo e Cultura de Guarapari. O evento, que tem o objetivo de fomentar o setor turístico da cidade, contou com a presença da secretária da pasta, Letícia Regina, o secretário estadual de turismo, Dorval Uliana e vários representantes do trade turístico do município. O encontro, que teve a abertura no Guará Centro de Eventos, em Muquiçaba, vai até amanhã (16).

A secretária Letícia Regina, explicou a importância da semana que, segundo ela, tomou uma proporção maior do que o esperado. Letícia esclareceu que um dos objetivos do encontro é desenvolver um turismo com maturidade. ”Guarapari se tornou turística por ela própria, por causa das suas belezas. Nós agora precisamos qualificar e fomentar as atividades nesse setor”, declarou. De acordo com a secretária, a cidade ainda enfrenta alguns desafios na área. “Fazer turismo não é fácil, é uma cidade maravilhosa que precisa passar por muitas ações de ordenamento para se tornar referência”, argumentou.

O Secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância da iniciativa para que Guarapari possa vencer esses obstáculos no desenvolvimento turístico. “A solução começa aqui com a redescoberta de todos os outros segmentos do turismo, que não são somente sol e praia”, enfatizou. Um desses potenciais destacados pelo secretário é a exploração da observação de baleias. “O que se verificou em anos de estudo cientifico profundo, desenvolvido por profissionais de competência do Espirito Santo, é que temos aqui o melhor ponto de observação de baleias do mundo. Isso pela qualidade das águas, pela calmaria e pela temperatura”, esclareceu.

Foto: Hamilton Garcia
Secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, também participou da inauguração.

O secretário aproveitou para antecipar um programa que será desenvolvido em parceria com o Sebrae para fortalecimento do turismo em algumas cidades do Espírito Santo, sendo uma delas Guarapari. “Vários projetos serão realizados em municípios que são preferenciais para o turismo, tanto em nível nacional quanto internacional. Então Guarapari não pode ficar de fora de um programa como esse, que vai causar impacto e vai deixar um legado muito grande para o município”, antecipou.

Gustavo Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do ES (ABIH-ES), enfatizou alguns passos necessários para a melhoria do setor turístico municipal. “Guarapari precisa de profissionalização na atividade privada da exploração do turismo , atraindo novos empreendimentos e fortalecendo os já existentes. Temos que valorizar e aproveitar o que já temos”, disse. O empresário destacou a importância do trabalho em conjunto. “Independente de quem controla o avião, todos estão no voo. Se ele cair, todos nós temos a perder”, declarou.

A Secretária Municipal de Análise e Aprovação de Projetos (Semap), Milena Ferrari, apresentou ações urbanísticas que tem sido planejadas para beneficiar o turismo municipal. “Temos que somar aquilo que a gente tem com aquilo que o turista está buscando, porque os visitantes não buscam só praia, eles também querem um lugar legal, querem transitar pela cidade, querem ter mobilidade urbana. Então a gente tem trabalhado nisso, através da reforma de orlas de algumas praias, reformas do calçadão, entre outros”, explicou.

Foto: Hamilton Garcia
Gustavo Arrais (ao centro), apresentou uma palestra na Semana do Turismo.

O integrante do planejamento do atual plano de governo do turismo nacional, Gustavo Arrais, também estava presente na abertura. O empresário, que tem uma longa carreira de sucesso no turismo, enfatizou a importância da independência do trade turístico de Guarapari, para que haja o desenvolvimento do setor. “O poder público é um parceiro do trade turístico e não o contrário. Se depender apenas do Poder Público, os produtos da cidade não conseguem se firmar e acabam não funcionando”, argumentou.

A 1ªSemana Do Turismo, Empreendedorismo e Cultura vai até amanhã, com palestras oficinas e uma série de atividades voltadas para o setor.

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda