RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Agroturismo de experiência em Venda Nova do Imigrante e crescimento imobiliário em Domingos Martins

A série "Riquezas de Norte a Sul", da TV Vitória, mostra as apostas de desenvolvimento econômico das duas cidades do Espírito Santo

Foto: Reprodução TV Vitória

Morango e vida em cores. Há um ano, é assim que Vitor Rangel e Priscila Turco levam a vida. Em meio à pandemia, o casal decidiu morar no campo para ter mais tranquilidade. Mas não foi exatamente isso que encontraram por aqui. 

“A vida no campo não é nada fácil”, relata Priscila. Vitor conta que eles precisaram se reinventar, aprender novas práticas para viver no interior.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

O Sítio Aquarela fica em Venda Nova do Imigrante. Possui 10 mil pés de morangos. Por mês, vendem uma tonelada da fruta fresca. Já a venda de congelados é duas vezes maior. As vendas são para supermercados, lojas e fazem entrega em domicílio. Para conseguir ter sucesso em menos de um ano de cultivo, fizeram parcerias com produtores locais.

LEIA TAMBÉM: Diário de bordo: o frio e as belezas encantadoras das montanhas capixabas

Se você quiser conhecer as cores e os sabores do Sítio Aquarela, não vai ter nenhuma dificuldade, afinal, Venda Nova do Imigrante é a capital nacional do agroturismo. Está na rota das montanhas. Inclusive, é onde está também a primeira fazenda de agroturismo do Brasil: Fazenda Carnielli. O proprietário, Leandro Carnelli, conta que todos os dias o local recebe turista. “São 500 visitas por semana de pessoas em busca do turismo de experiência”, explica Carnelli.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Além de trabalhar com turismo, a Fazenda Carnielli possui quatro agroindústrias: de leite e derivados, cafés especiais, fubá e embutidos, como o socol, um diferencial da região. O socol de Venda Nova do Imigrante tem o selo de Índice Geográfico, isso significa que é único no mercado mundial. “Apenas seis produtores podem fabricar a iguaria com o selo INPI, que registra marcas e patentes no mundo”, explica Carnielli. O Socol é um embutido de carne suína feito do pescoço do porco que fica por cerca de seis meses maturando. É uma receita de origem italiana, que se mantém viva pelas famílias de Venda Nova.

Domingos Martins é uma potência econômica do ES

Outra cidade destaque na Rota das Montanhas é Domingos Martins. No Sítio dos Lagos, a tranquilidade das montanhas é o principal atrativo. Além do local fomentar o turismo, aumenta a oportunidade de emprego e estimula a capacitação de moradores locais. Cerca de 50 famílias trabalham por aqui.

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

E enquanto alguns querem apenas passear, muitos decidiram morar na região das montanhas. Em Pedra Azul, uma das principais regiões turísticas do Espírito Santo, aumentou a busca de imóveis de luxo durante a pandemia. Foi aí que Cláudio Chieppe e sua família perceberam um novo negócio.

LEIA TAMBÉM: Conheça Brejetuba, a capital nacional do café, e o turismo ecológico de Afonso Cláudio

Cláudio é incorporador do Condomínio Espelho D’Água e do Mudrah Ecoliving, este vende apartamentos com área de lazer e serviço de hotelaria. Ele explica que a busca pela região de montanhas mudou, não segue mais a sazonalidade, ou seja, as pessoas não vão apenas quando o clima está mais frio, mas a todo momento.

Serviços

Fazenda Carnielli

Endereço: Rodovia Pedro Cola KM 04 - Providência, Venda Nova do Imigrante - ES, 29375-000
Contato: (28) 98804-6973

Sítio dos Lagos

Endereço: Rota dos Ipês, KM 5, Soído de Cima, Domingos Martins - ES.
Contato: (27) 99943-7420

Condomínio Espelho D’Água

Endereço: Rodovia municipal para Soído, KM 10, Domingos Martins - ES

*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda