RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Além de belas praias, Vila Velha tem turismo religioso, cultural e histórico

Na segunda reportagem da série Riquezas de Norte a Sul, da TV Vitória, sobre o município canela-verde, conheça o potencial turístico

Foto: TV Vitória

Mais de três milhões de pessoas visitam o Convento da Penha por ano. Símbolo capixaba, além de ser um lugar de fé, o monumento é o ponto turístico mais visitado em todo o Espírito Santo. 

Já a Festa da Penha é terceira maior festa mariana do Brasil e a mais antiga do país. É celebrada desde 1570. O Convento compõe o turismo religioso de Vila Velha, que também traz retorno econômico para o município.

Na Prainha temos outros pontos turísticos religiosos, históricos e culturais: a Igreja do Rosário, a mais antiga ainda em funcionamento no Brasil, totalmente restaurada. A Casa da Memória, que conta um pouco da história de Vila Velha e do Espírito Santo. 

LEIA TAMBÉM: Vila Velha é o município do ES que mais gerou empregos em 2021

O Museu Homero Massena, que funciona na casa onde o pintor viveu com sua esposa nos anos 1970. O artista gráfico Rodolpho Valdetaro, nascido e criado pelas redondezas, foi convidado a expor no museu por ter um estilo bem parecido com o de Homero Massena. Suas peças, pintadas com giz à óleo, reproduzem Vila Velha.

Outro grande atrativo de Vila Velha é seu litoral, com 32km de extensão. Praias mansas, outras mais agitadas, para quem gosta de esportes radicais, como a Barra do Jucu. Tem para todos os gostos! Inclusive, para os mais exigentes. Afinal, está em Vila Velha a única praia do Espírito Santo com certificação de excelência.

A Praia da Sereia, na Praia da Costa, é uma das 22 do Brasil que possuem o selo internacional Bandeira Azul. A qualidade da água foi monitorada por um ano e chegaram à conclusão que tem excelente balneabilidade. Outra exigência é a limpeza da areia, inclusive do microlixo. E agora que a Praia da Sereia possui essa certificação, esses critérios precisam ser mantidos e comprovados anualmente.

LEIA TAMBÉM: Diário de Bordo: a história de Vila Velha presente nos espaços culturais

E tem mais passeios pelo município canela-verde. Bem pertinho da Praia da Sereia, está o Farol de Santa Luzia, com 150 anos. A torre tem 12 metros de altura e, até hoje, orienta a entrada de navios na baía de Vitória e nos portos de Tubarão e Vila Velha. Um pouco mais longe está o bairro Ponta da Fruta. A praia da Baleia ganhou mais atrativos, como uma pista de pump track, projetada para manobras de skate e BMX.  

*Texto escrito pela jornalista Adriana Berlink, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda