RIQUEZAS DE NORTE A SUL

Economia

Diário de Bordo: Cariacica tem potencial na indústria, agronegócio e turismo

A cidade é tema do episódio da série Riquezas de Norte a Sul, da TV Vitória

Foto: Haeckel Ferreira

Depois de passarmos pelo Caparaó Capixaba, região Norte e Sul e municípios da Grande Vitória, resolvemos visitar Cariacica. Eu sou Haeckel Ferreira e hoje temos mais um Diário de Bordo

O município sofre muito preconceito e costuma ser lembrado pelas coisas ruins que acontecem por lá. A nossa missão, no entanto, é mostrar que Cariacica é maior que os problemas e que tem muitos motivos para orgulhar os capixabas.

Começamos o dia indo até a prefeitura conversar com o prefeito Euclério Sampaio. O gestor chega tão cedo, que flagramos ele tomando um copo de leite e comendo seu pãozinho de sal. Eu ainda não tinha tomado café da manhã e mesmo ele tendo nos oferecido um pedaço, neguei por educação. Dei mole! Parecia estar bem gostoso. 

Nossa conversa com o prefeito foi ótima. Falamos sobre os planos que ele tem para a cidade para o futuro bem próximo. Digo uma coisa: se tudo se concretizar, Cariacica vai se tornar uma outra cidade. 

Saímos do gabinete do prefeito para conversarmos com os secretários de Agricultura e o de Desenvolvimento, Inovação e Turismo. É importante conversar com eles para podermos entender melhor o trabalho que vem sendo feito no local.

Após o papo, tiramos fotos, conversamos sobre vida acadêmica e outros assuntos que não envolvem política. Foi muito agradável!

Saímos dali e fomos para a Transposul. Um espaço gigantesco em Cariacica que também abriga uma empresa chamada Ciclo, que faz a armazenagem de produtos como aparelhos eletrônicos, alimentos fitoterápicos e muitos outros.

A empresa é uma das maiores do Brasil. Fiquei muito feliz em ver que seus donos escolheram Cariacica como seu porto seguro. Dá orgulho ver uma firma desse tamanho, tão importante para a economia do Espírito Santo, tendo um município tão promissor como casa. 

Agricultura  

Você sabia que, além de grandes indústrias, Cariacica também tem uma parte rural? É lá que acontece algo que gera bastante renda para os trabalhadores do campo que moram no município. Estou falando de agroturismo!

No segundo dia de gravações, acordei bem cedo. O carro da equipe passou para me buscar e seguimos nosso caminho. Participar dessa série está sendo muito bom! Ganhei uma oportunidade de conhecer lugares fantásticos do Estado. Nossa primeira parada foi em um lugar chamado Rancho Pedra Negra.

O local tem tudo a ver com churrasco de amigos e família. Inclusive, o Davi (proprietário do lugar) me disse que o rancho nasceu assim. Em 2011, ele chegou depois de uma cavalgada com seus amigos e percebeu que ali poderia ser um ponto interessante. Com o tempo, resolveu ampliar o Rancho Pedra Negra para que pudesse acolher mais pessoas.

Ele não trabalha sozinho. Davi conta com a ajuda da mãe Dona Luzinete e da irmã, que comandam a cozinha. Tive o prazer de conversar com a fofa da dona Luzinete. Que gracinha! Ela nos recebeu com cafézinho, biscoito e muito carinho. Ela queria que a gente ficasse para almoçar, mas por causa do nosso tempo corrido, infelizmente não deu.

TV Vitória
TV Vitória

Além de ter o rancho, o Davi também é presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica e nos levou à Associação de Mulheres para podermos conhecer as guerreiras que trabalham lá. Já cheguei amando o lugar. Tinha biscoito, bolo, pão e tudo mais que a gente ama comer. Trouxe um monte de coisas para casa. Espero que meu nutricionista não leia essa reportagem.

Na Associação de Mulheres, são 20 agricultoras. Mas que expõem os produtos, são cinco. No local, você encontra pães, biscoitos, banana passa e até sorvetes feitos por mulheres da região.

A Lena, que nos recebeu, é uma das produtoras e tem o cargo de conselheira fiscal da Associação. A lojinha da Associação funciona aos sábados, domingos e feriados. Vale muito a pena você conhecer. Digo isso, tanto pelos produtos que elas vendem, quanto pelo carinho com que fomos recebido.

Foto: Haeckel Ferreira

Saímos de lá cheios de sacolas. Não só eu, como a equipe de filmagem. Seria impossível não trazer nenhuma daquelas delícias para casa. O Davi nos levou também para conhecer o Sérgio Boldi. Ele é vice-presidente da cooperativa e cultiva banana. Falou da importância da agricultura familiar e dos incentivos que o município de Cariacica dá para os agricultores locais.

Vale do Moxuara

Você conhece o Vale do Moxuara? É um lugar super famoso em Cariacica. Eu não conhecia, mas fui lá. Ao chegar, conversamos com a Penha Corrêa. Ela é supervisora de eventos do parque, mas, na verdade, atua em vários outros campos do lugar. Penha nos contou a história e falou da importância de estarem em Cariacica.

O parque é lindo e tem muitas opções de lazer para toda a família. As crianças brincam e correm o tempo todo. Elas têm sempre uma atividade para fazer com os recreadores. Enquanto isso, os pais podem relaxar.

TV Vitória
TV Vitória

Outro lugar relaxante em Cariacica é a Bica da Roda D’água. Mais um ponto que eu não conhecia. Antes, quem cuidava do lugar era o Luiz, mas ele faleceu recentemente e ficou para as filhas dele a missão de manter o espaço aberto para os clientes curtirem a vontade. Pelo jeito, estão conseguindo! Todo mundo é muito bem tratado e recebido por elas. Nós ainda tivemos a oportunidade de experimentar o aipim que elas mesmas cultivam, fritinho. Isso sem contar com o torresminho que estava uma maravilha!

Quer passar bons momentos com a família e amigos? Cariacica é tudo de bom e tem várias opções te esperando.

Acompanhe tudo isso na série "Riquezas de Norte a Sul", com Haeckel Ferreira e Adriana Berlinck, no Jornal da TV Vitória e no ES no Ar.

Pontos moeda