Economia

Brasileiros já pagaram mais de R$ 680 bilhões em impostos

Primeiro impostômetro do Estado foi inaugurado na última quinta-feira (29). Até o dia 31 de maio, os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos, mostra instituto

O Impostômetro está localizado na sede da Findes, em Vitória Foto: Divulgação

Em apenas uma semana de lançamento, o impostômetro capixaba mostra que os brasileiros já pagaram mais de R$ 680 bilhões em impostos, desde o início do ano. O impostômetro está localizado na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), e foi inaugurado na última quinta-feira (29).

O instrumento de monitoramento dos tributos foi implantado por meio de parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) – um dos idealizadores do projeto e o responsável pelo cálculo dos dados. Os números fornecidos pelo Instituto apontarão o montante arrecadado no Brasil durante o ano, minuto a minuto. 

Segundo estudo do IBPT, até o dia 31 de maio, o brasileiro trabalhou até o dia  apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários. Na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) do país, a carga tributária chega aos 36,4%, a segunda maior da América Latina – atrás apenas da Argentina (37,3%) – e uma das 30 maiores do mundo.

Pontos moeda