Economia

Tendências: queda do IPA agrícola em junho surpreende

Redação Folha Vitória

São Paulo - A deflação de 3,60% nos preços atacadistas agrícolas verificada no IGP-10 veio mais forte que o esperado na avaliação da economista Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências, que citou as fortes quedas de preço de batata inglesa, milho e leite. "Isto mais que compensou a menor queda dos preços industriais (-0,56%), o que reflete um movimento mais contido do minério de ferro (-4,98%)", ponderou.

A especialista destaca que a desaceleração nos preços ao consumidor também pesou para a queda do IGP-10. Segundo ela, a expectativa é de que diante da deflação do IPA Agro, com alimentos ficando mais baratos, o grupo Alimentação registre retrações ainda maiores nos índices de preços ao consumidor ao longo do mês de junho. "Pode ser que a deflação em alimentos se sustente por mais algum tempo, nas próximas semanas e em um pouco de julho", comentou.

Alessandra ressalta ainda que o resultado do IGP-10, abaixo do esperado pela consultoria, que era de deflação de 0,52%, impõe um viés de baixa à atual projeção para o IGP-M de junho, que é de baixa de 0,10%.