Economia

Argentina: inflação oficial desacelera para 1,0% em maio, de 1,1% em abril

Redação Folha Vitória

- O Índice de Preços ao Consumidor Nacional urbano (IPCNu) da Argentina registrou alta de 1,0% em maio ante abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec). O resultado representa uma desaceleração ante abril, quando o índice registrou avanço de 1,1%.

Na comparação com maio do ano passado, o avanço foi de 15,3%. Com o resultado, a inflação acumulada nos primeiros cinco meses de 2015 chega a 5,7%.

Segundo o órgão vinculado ao ministério da Economia da Argentina, o grupo de alimentos e bebidas liderou a alta em maio, com avanço de 0,8% ante o mês anterior. Já o grupo de transporte e comunicações teve ganho de 0,21%.

Muitos setores da economia Argentina não acreditam que os dados oficiais capturam com precisão as pressões de preço no país. Segundo consultorias privadas, a inflação em maio avançou 2,0% ante abril, acumulando alta de 28,7% em doze meses. O chamando "IPC Congresso" é divulgado mensalmente por parlamentares de oposição no Congresso argentino.

Para o governo argentino, a inflação acumulada em 2014 foi de 23,9%. Já essas consultorias acreditam que essa alta foi de 38,14%.(Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires - [email protected])

Pontos moeda