• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Banco da Reserva da Austrália mantém taxa de juros inalterada em 2,0%

Economia

Banco da Reserva da Austrália mantém taxa de juros inalterada em 2,0%

Sydney - O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira manter sua taxa de juros de referência inalterada em 2,0%.

A manutenção dos juros era esperada pela maioria dos economistas. No entanto, muitos acreditavam que o banco central australiano iria indicar que um novo corte nos juros era possível para lidar com a valorização do dólar australiano, a queda nos preços das commodities e a desaceleração da China.

No comunicado, entretanto, a autoridade monetária não deu indicações sobre quais serão os próximos passos.

"As informações sobre as condições econômicas e financeiras irão indicar ao comitê se a atual política monetária tem condições de incentivar o crescimento sustentado e a inflação", afirmou o presidente do RBA, Glenn Stevens.

A apreciação do dólar australiano, embora tenha perdido parte de sua força, continua a ser um dos principais entraves ao crescimento do país, levando o RBA a reiterar que uma desvalorização da moeda é "possível e necessária".

No documento, a autoridade monetária também afirmou que, embora os preços das residências nas maiores cidades do país estejam crescendo, isto ainda é insuficiente para reanimar a economia, que sofre com o fim do boom de investimento no setor de mineração.

No mês passado, o secretário do Tesouro, Joe Hockey, anunciou medidas de estímulo para o orçamento do próximo ano fiscal, comoo corte de impostos e outras concessões para pequenos negócios. Fonte: Dow Jones Newswires.