Economia

BC quer que setor financeiro tenha plano de recuperação para liquidação

Redação Folha Vitória

Brasília - O Banco Central quer que integrantes do setor financeiro formalizem um plano de recuperação e de saída ordenada do mercado. A medida foi tomada para atender casos que o BC classificou como sendo de "recuperação" ou de "resolução" - como passou a ser chamada a operação de liquidação. Até então, isso não era uma exigência.

Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira, 11, pela autoridade monetária, as instituições já estão preparando esses planos, um processo que tem sido acompanhado pelo BC. O relatório explica ainda que a recuperação é um "estado em que a entidade operadora enfrenta a realização de riscos relevantes, usualmente com perdas financeiras significativas, mas em que há espaço para adoção, por ela própria, de medidas que recuperem a saúde e a viabilidade da entidade".

A resolução, como passar a ser chamada a liquidação, implica em regime especial a ser decretado pelo BC. Essa situação será aplicada quando houver comprometimento das funções de modo que se torne inviável a sobrevivência autônoma da entidade.

Pontos moeda