Economia

BCE deverá reavaliar empréstimos à Grécia se situação piorar, diz Hansson

Redação Folha Vitória

Tallin, Estônia - O Banco Central Europeu (BCE) poderá ser obrigado a reconsiderar a provisão de empréstimos de emergência aos bancos gregos se a situação da dívida da Grécia se agravar ainda mais ou se as instituições do país não forem mais capazes de oferecer o colateral adequado, disse Ardo Hansson, integrante do conselho diretor do BCE e presidente do BC da Estônia, em entrevista hoje.

Hansson explicou que o programa emergencial de liquidez do BCE, conhecido como ELA, é baseado em regras. "Ele depende de dois fatores: você dá apoio a bancos solventes com colateral suficiente", disse.

Segundo Hansson, o BCE checa a solvência dos bancos gregos e a qualidade do colateral semanalmente e, se houver mudanças para pior nas condições, a instituição terá de reavaliá-las.

Os comentários sugerem que o ELA estará sob risco se a Grécia não conseguir chegar a um acordo definitivo com credores internacionais sobre seu programa de ajuda, que vence no final de junho. Há meses, Atenas enfrenta um impasse nas conversas com seus credores, que incluem instituições europeias e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Até agora, o BCE já concedeu empréstimos emergenciais no valor de mais de 80 bilhões de euros aos bancos gregos, desde que eles perderam acesso aos empréstimos regulares da instituição, no começo de fevereiro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda