Economia

Dudley prevê que Fed pode aumentar juros até fim do ano

Redação Folha Vitória

Londres - O Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) pode estar propenso a elevar as taxas de juros básicas já em setembro ou pode igualmente considerar que um adiamento até dezembro é justificável se os indicadores econômicos do país piorarem, declarou o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, ao jornal britânico Financial Times.

"Não me chocaria se decidíssemos elevar os juros em setembro", afirmou Dudley, em entrevista ao FT concedida na sexta-feira e publicada hoje no site do jornal. Ele acrescentou, porém, que também não ficaria surpreso "se os indicadores viessem um pouco piores e isso nos levasse a esperar" até dezembro.

Uma elevação em setembro é uma possibilidade, afirmou Dudley. Segundo ele, porém, os mercados podem estar subestimando o efeito negativo de uma possível saída da Grécia da zona do euro e, além disso, o fato de a economia dos EUA não "ter um ímpeto de avanço tão bom assim".

Para Dudley, se a economia norte-americana atingir crescimento de 2,5% no segundo trimestre e "parece que o terceiro trimestre mostrará algo parecido, acho, então, que estamos numa trajetória suficientemente firme que dê para imaginar que foi feito progresso suficiente" para um eventual aumento de juros pelo Fed, "certamente até o fim do ano". Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda