Economia

Banco da França eleva perspectiva de crescimento para o país até 2018

Redação Folha Vitória

Paris - o Banco da França publicou nesta sexta-feira novas projeções elevando a expectativa de crescimento do país e rebaixando a de inflação para os próximos anos.

Puxada pela maior demanda estrangeira, a economia francesa deve expandir 1,4% este ano e 1,6% em 2018. Anteriormente, essas estimativas estavam em 1,3% e 1,4%.

"O crescimento da França continua a melhorar", afirmou o presidente do BC, François Villeroy de Galhau, em uma entrevista à Radio Classique. "Não vemos uma expansão do tipo há cinco anos".

A instituição manteve sua previsão para a inflação este ano em 1,2%, mas cortou sua previsão para 2018 em 0,2 ponto porcentual, para 1,2%.

A perspectiva mais forte mostra que o novo presidente, Emmanuel Macron, recebe a economia com ventos de cauda, o que deve ajudá-lo a enfrentar o debate sobre a reforma trabalhista nos próximos meses.

O BC francês notou que as previsões não embutem a aprovação das reformas defendidas pelo novo presidente, que, espera-se, devem aquecer o mercado de trabalho e impulsionar a economia do país. Para a instituição, a taxa de desemprego deve cair a 9,7% este ano e a 9,6% em 2018, de 10,1% em 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda