Economia

Exportação de componentes para indústria de bens de capital cai 26,7% em maio

As exportações de máquinas e equipamentos no mês de maio apresentam melhor desempenho nos Estados Unidos, que tiveram sua representatividade no setor aumentada em 8,2 pontos porcentuais entre os compradores de máquinas

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

A queda das exportações de máquinas e equipamentos em maio se deu de forma generalizada. Mas alguns setores pesaram mais para a baixa dos embarques em 6,1% no mês, informou nesta terça-feira, 25, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), que congrega as indústrias do setor.

Houve queda de 26,7% nos componentes para indústria de bens de capital, como válvulas e geradores. As exportações de infraestrutura e indústria de base recuaram 3% em maio e os embarques de máquinas para a indústria de transformação, 2,6%.

As exportações de máquinas e equipamentos no mês de maio apresentam melhor desempenho nos Estados Unidos, que tiveram sua representatividade no setor aumentada em 8,2 pontos porcentuais entre os compradores de máquinas.

De acordo com a Abimaq, houve melhora também nas vendas para alguns países da América Latina, como México, Peru e Colômbia.

O problema continua sendo a Argentina, para onde as vendas seguem bastante fracas. Segundo a Abimaq, até maio o volume exportado não passou da metade dos embarques observados em 2018.

Capacidade Instalada

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria de máquinas e equipamentos recuou 0,1% em maio ante abril com a capacidade de produção do setor sendo utilizada em apenas 75%. Ou seja, 25% da capacidade total da indústria encontra-se ociosa.

Pontos moeda