Economia

Vila Velha vai ter iluminação inteligente na mão de iniciativa privada

Município vai ter parceria público-privada para substituir parque de iluminação em uma ano por modelo mais tecnológico com lâmpadas mais eficientes, controle remoto e redução de consumo de energia

Foto: Reprodução /Youtube
Fábio Abrahão destacou a possibilidade de telegestão, o controle da iluminação a distância

Cidade mais iluminada, conta de luz mais barata e acesso a novas tecnologias em Vila Velha.  É o que deve acontecer após a concessão da iluminação pública do município à iniciativa privada. O edital foi lançado no último dia 29 e os envelopes com as propostas devem ser abertos em agosto. O projeto é um dos nove da atual carteira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de estruturações de parcerias público-privadas (PPPs) municipais em iluminação pública.

Com o novo sistema de iluminação, 490 mil pessoas serão beneficiadas por um serviço com tecnologia de led e telegestão, que vai proporcionar uma redução do consumo de energia com iluminação pública em cerca de 50%. Os investimentos da concessionária no projeto estão estimados em mais de R$ 110 milhões ao longo do período de contrato.

“Será um salto de qualidade na iluminação da cidade. Agora esperamos agregar novas tecnologias. Toda a cidade terá a troca da iluminação. Serão 35 mil pontos que receberão modernas lâmpadas de led e nenhum bairro ficará de fora”, disse o prefeito de Vila Velha, Max Filho, em uma live no canal do BNDES no Youtube nesta quinta.

O diretor de Infraestrutura do banco, Fábio Abrahão, também participou da transmissão, destacou a qualidade da nova iluminação e a possibilidade de ser feita a telegestão. “O primeiro ponto é que a qualidade da iluminação, que é muito superior à atual. Depois é a redução de custo para as prefeituras, com tecnologia mais eficiente. Vai existir um centro de controle operacional para monitorar e sabe se precisa trocar, o que precisa trocar e como está a eficiência. É a telegestão. E depois ainda tem a possibilidade de prestação de outros serviços por parte da concessionária vencedora do leilão”.

O diretor disse que a concessão foi pensada para que a empresa que vencer aproveite a estrutura para oferecer novos serviços de acordo com as tecnologias que forem surgindo. “Quer colocar sensor de estacionamento, por exemplo, para ter um serviço que aponte onde tem vaga na cidade em tempo real? Essa estrutura permite isso. O concessionário percebe que tem algum outro serviço. Ele projeta, implementa e tem uma receita a mais do projeto original. Permite avanço naturral ao longo dos anos”, disse Fábio Abrahão.

O prefeito afirmou que toda a iluminação da cidade deve ser trocada em um ano. “Num primeiro momento o cidadão vai perceber maior sensação de segurança com a iluminação mais eficiente das vias. O contrato prevê a substituição de tudo em um ano e também no 11° ano da concessão. Com a maior eficiência, esperamos uma redução da tarifa a médio e longo prazo. Isso porque a empresa vai entrar fazendo investimento de grande porte. Mas isso não representa alteração para a população, mas representa redução do consumo de energia. Redução de 50% do consumo lá na frente”, afirmou o prefeito.

Foto: Reprodução /Youtube

Max Filho disse também que as áreas de maior vulnerabilidade social terão prioridade para a instalação. “Teremos uma verdadeira revolução luminosa na cidade”.

O leilão ser na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), na Bolsa de Valores de São Paulo, no dia 3 de agosto. A previsão de assinatura do contrato é no dia 2 de setembro. 

Pontos moeda