Economia

Banco Central anuncia nova taxa básica de juros nesta quarta-feira

O BC tem que perseguir a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta é 4,5%, com limite superior em 6,5%. A taxa básica passou por um ciclo de nove altas seguidas

O BC tem que perseguir a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional Foto: Agência Brasil

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anuncia nesta quarta-feira (16), após o fechamento do mercado financeiro, a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic. Esta é a quinta reunião do ano do Copom.

A expectativa do mercado financeiro é manutenção da Selic em 11% ao ano. A taxa básica passou por um ciclo de nove altas seguidas, até abril, quando foi ajustada para o atual patamar. Em maio, o Copom decidiu interromper o aperto monetário.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, que causa reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo. Ao manter a Selic no mesmo patamar, a sinalização é que as elevações anteriores foram suficientes para provocar os efeitos esperados na economia. O BC tem reiterado que os efeitos de alta da taxa básica se acumulam e levam tempo para aparecer.

O BC tem que perseguir a meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta é 4,5%, com limite superior em 6,5%. A projeção do mercado financeiro aponta a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), bem próxima desse teto (6,48%).

Pontos moeda