Economia

As coisas não podem continuar como estão na Grécia, diz ministro alemão

Redação Folha Vitória

Frankfurt - Os ministros das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, e da França, Michael Sapin, disseram nesta terça-feira que a Grécia deve reconquistar a confiança dos outros governos europeus e deve mostrar que está disposta a empreender as reformas que prometeu como condição da extensão da ajuda internacional.

"As coisas não podem continuar como estão na Grécia", afirmou Schäuble, que afirmou ter dito ao novo ministro das Finanças do país, Euclides Tsakalotos, que há apenas uma maneira de recuperar a confiança dos seus pares europeus. "Ele deve ir na frente de seu parlamento e apenas implementar uma grande reforma", disse.

Schäuble evitou comentar sobre a situação interna da Grécia e afirmou que "ninguém sabe quando o feriado bancário na Grécia vai terminar". Ele disse ainda ser "enganoso" comparar situação da Grécia com a da Alemanha em 1953, quando as nações da Europa assinaram uma acordo para aliviar a dívida alemã.

Acompanhando o discurso de seu par alemão, o ministro francês disse que os políticos europeus não estão dispostos a manter a Grécia no euro a qualquer custo. "Se um país permanece dentro do euro porque temos medo de perder credibilidade, não estaríamos respeitando a regra do bloco, colocando em risco a credibilidade da união monetária como um todo. Temos de encontrar um equilíbrio aqui", disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda