Economia

BC da Indonésia diz que vai continuar a proteger rupia contra volatilidade

Redação Folha Vitória

Jacarta - O Banco Central da Indonésia vai continuar protegendo a moeda local, a rupia, contra a volatilidade no câmbio, mas não tem o objetivo de mantê-la em um determinado nível em relação ao dólar, afirmou hoje o presidente da instituição, Agus Martowardojo.

O comentário de Martowardojo veio após a rupia indonésia atingir hoje o menor nível frente ao dólar em 17 anos, diante de sinais de que Pequim está disposta a flexibilizar a banda de flutuação do yuan e após dados fracos do setor industrial chinês.

Martowardojo, que não quis dizer se o BC indonésio vendeu dólares no mercado recentemente, atribuiu a fraqueza da rupia a fatores externos, como a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) começará a elevar os juros básicos em algum momento deste ano, à crise da Grécia e a preocupações com os mercados financeiros chineses, todos fatores que afetam também outras moedas na Ásia e no Pacífico.

Segundo Martowardojo, a pressão que a rupia sofre provavelmente será temporária, uma vez que os fundamentos econômicos da Indonésia estão melhorando em sua maioria. Martowardojo citou o déficit em conta corrente do país, que ele estima ter ficado em 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, ante a média de 4,4% dos anos recentes, e a redução de pressões inflacionárias.

Martowardojo também comentou que a Indonésia registrou entradas de capital no valor de 67 trilhões de rupias (US$ 4,99 bilhões) no primeiro semestre do ano. "Embora a entrada tenha diminuído em relação aos 140 trilhões de rupias (do mesmo período de 2014), o fato de que ainda tivemos entrada de capital mostra que os investidores ainda têm confiança (no país)", avaliou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda