Economia

FMI: Grécia ainda não pediu 3º pacote de resgate do Fundo

Redação Folha Vitória

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reforçou a incerteza em torno do futuro do programe de ajuda financeira de emergência à Grécia, ao destacar que não sabe ainda se irá participar do programa. Segundo a instituição, o FMI não pode considerar um terceiro plano de resgate até que a Grécia o peça, o que ainda não aconteceu.

Os líderes da zona do euro deixaram claro na semana passada que o envolvimento do FMI nas negociações é pré-requisito para a continuidade do programa de três anos, envolvendo até 86 bilhões de euros. O programa do FMI com a Grécia - que está suspenso há mais de um ano por Atenas não ter implementado as reformas econômicas prometidas - expira em março.

O governo grego aprovou uma série de medidas controversas de corte no orçamento e reformas econômicas, mas o FMI ainda pressiona a zona do euro a se comprometer com uma reestruturação da dívida grega.

"No que se refere ao alívio de dívida, necessitaria de um comprometimento concreto e específico", disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice, em coletiva regular de imprensa realizada hoje.

Nas últimas semanas, autoridades do FMI têm reiterado que a dívida da Grécia precisa ser reestruturada para garantir que o país não será sufocado pelos pagamentos. Autoridades da zona do euro afirmam que estão abertas a considerar tal relaxamento, mas não deram nenhum posicionamento definitivo, enquanto aguardam que Atenas implemente as políticas econômicas prometidas. As autoridades colocaram um prazo até meados de agosto para concluir as negociações do programa de ajuda à Grécia.

Segundo Rice, antes de pensar em novas negociações com a Grécia, o FMI precisa fazer uma análise detalhada das finanças e da economia do país. Não se sabe ainda se o FMI continuará com o programa de ajuda já existente ou se criará um novo plano de longo prazo.

"As modalidades e os processos para as discussões ainda estão sendo decididos", comentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda