Economia

Moan: pedimos que governo acelere acordos de comércio com outros países

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, discutiu hoje com ministros a adoção de novas medidas de estímulo às exportações do setor. Depois de se reunir com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, do Planejamento, Nelson Barbosa, e do Desenvolvimento, Armando Monteiro, Moan disse que foram discutidas medidas adicionais ligadas à exportação, sem entrar em detalhes.

"Não estamos negociando com o governo medidas de curto prazo, são medidas estruturais", afirmou.

Segundo Moan, uma nova reunião será marcada em até 15 dias para discutir o assunto. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, também participaria do encontro, mas acabou se reunindo com o vice-presidente Michel Temer no mesmo horário.

Entre os pedidos apresentados por Moan está a aceleração de acordos de comércio com países como Colômbia, Peru e Equador. Foi também discutido com representantes de bancos públicos financiamentos para a indústria de autopeças e de máquinas agrícolas.

Plano

Moan avaliou positivamente o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), divulgado pelo governo no início da semana, mas disse que o instrumento deveria ser permanente.

Ele disse ainda que as vendas da indústria automotiva devem ficar estáveis no segundo semestre, depois de queda de 20% no primeiro.

Pontos moeda