Economia

Assessor de Ferraço assume Subsecretaria do Tesouro Nacional

De acordo com a Fazenda, Jucá é servidor de carreira da STN desde 2003 e substitui no cargo William Baghdassarian, que continuará a desempenhar função relevante na instituição

Redação Folha Vitória
Funcionário de carreira do Tesouro Nacional, Pedro Jucá Maciel assume a subsecretaria do órgão Foto: Divulgação

Brasília - O Ministério da Fazenda anunciou nesta quarta-feira, 6, que o economista Pedro Jucá Maciel foi nomeado hoje para o cargo de subsecretário de Planejamento e Estatísticas Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com a Fazenda, Jucá é servidor de carreira da STN desde 2003 e substitui no cargo William Baghdassarian, que continuará a desempenhar função relevante na instituição.

O recém-nomeado subsecretário da Fazenda, que tem o mesmo sobrenome do ex-ministro do Planejamento e senador citado na Operação Lava Jato, Romero Jucá (PMDB-RR), negou qualquer parentesco com o político. "Não tenho nenhum parentesco com o senador, mas não é a primeira vez que me perguntam isso", disse Jucá ao jornal "O Estado de S. Paulo". "Em comum, só temos o sobrenome." Questionado se também tem ideias em comum com o senador e ex-ministro do Planejamento, ele disse: "É melhor não comentar".

Pedro Jucá Maciel é funcionário concursado do Tesouro e trabalha atualmente no gabinete do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), de onde saiu também a atual secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. Ele informou que ambos já trabalharam juntos no Ministério da Fazenda, quando ela integrava a equipe da Secretaria de Política Econômica e ele, o Tesouro.

Em seu currículo, o novo subsecretário tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Economia pela Universidade de Brasília e pós-doutorado pela Stanford University (EUA).

A Fazenda enalteceu ainda que o economista tem ampla experiência na área de finanças públicas, política fiscal e crescimento econômico. Durante sua carreira no Ministério da Fazenda, Jucá foi gerente de Análises Fiscais entre 2007 e 2009, assessor do ministro entre 2010 e 2012 e chefe da Assessoria Econômica entre 2013 e 2014).

Pontos moeda