Economia

BCs estão prontos para agir se Brexit ameaçar estabilidade, diz Coeuré

Redação Folha Vitória

Frankfurt - Os bancos centrais estão prontos para intervir se a recente decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia ameaçar a estabilidade financeira, afirmou Benoît Coeuré, que integra o conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE). Coeuré também apelou ao governo britânico que seja rápido na elaboração de um plano para sua retirada do bloco.

"O que há de urgente hoje é esclarecer o momento e a forma como ocorrerá (o chamado Brexit), uma vez que incertezas prolongadas terão custo econômico principalmente para o Reino Unido, mas também para a União Europeia", disse Coeuré, em entrevista publicada na página do BCE na internet.

Coueré alertou que o "choque de incertezas" causado pela vitória do Brexit irá inevitavelmente pesar no crescimento da zona do euro, embora seja difícil estimar o impacto exato no momento.

Coeuré também comentou que os ajustes nos mercados financeiros foram significativos na esteira do plebiscito britânico realizado no último dia 23, mas ressaltou que eles continuam operando normalmente. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda