PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Bento Venturim - Sicoob ES

Bento é o vencedor na categoria Líder em Instituição Financeira com 41,97% dos votos dos leitores do jornal online Folha Vitória

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Joacir Azeredo

Bento Venturim, como ele mesmo afirma, é nascido, amamentado e criado embaixo de um pé de café. Quarta geração de uma família de cafeicultores o empresário trás no sangue a paixão pela agricultura, tanto é, que mesmo após o sucesso do Sicoob ES, maior sistema cooperativo de crédito do País, continuou morando em São Gabriel da Palha, no interior do estado. 

`É de lá que exerce a presidência da cooperativa e também desfruta de duas grandes paixões: a família, mais especificamente os sete netos, e a produção de café, um dos maiores orgulhos do empresário. 

Foto: arquivo pessoal

Fora do ambiente de trabalho sua maior diversão é brincar com os pequenos e aproveitar a companhia da esposa Rosa Maria, com quem é casado há 43 anos. Apaixonado por viagens, o empresário revela que a próxima meta é um cruzeiro em família. Com isso, poderá desfrutar ao lado dos filhos, noras e netos de toda a diversão e beleza presentes no passeio. "Na minha última viagem, onde fui apenas com a minha esposa, sentimos uma falta enorme da família. Nossa maior vontade era dividir tudo o que víamos e vivíamos. Com isso, decidimos que na próxima ou ia a família toda ou não ia ninguém", revela.

Hoje, enquanto administra o sucesso do Sicoob ES, instituição financeira presente fisicamente em 72 municípios do Espírito Santo, Bento Venturim também cuida ao lado dos filhos Lucas e Isaac do premiado Café Fazenda Venturim, produzido no município de São Domingos do Norte.

Foto: arquivo pessoal

Bento Venturim ´é o vencedor do Prêmio Líder Empresarial 2019 na categoria Líder em Instituição Financeira com 41,97% dos votos dos leitores do jornal online Folha Vitória.

Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o empresário integra o Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além do Sicoob ES, preside também o Sicoob Norte (cooperativa de livre admissão sediada em São Gabriel da Palha, que abrange 21 municípios das regiões Norte e Noroeste do ES) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf).

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 310 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,9 mil unidades, e atende 4,4 milhões de associados.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?
O resultado é proveniente de um trabalho cujo compromisso é a transformação da vida das pessoas. A melhoria constante dos nossos serviços, a atuação no desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo e a valorização da proximidade com o público são ideais que trabalhamos nesses trinta anos de Sicoob ES. Essas características propiciam uma relação de parceria e de reconhecimento pela sociedade capixaba.

Quais são as perspectivas para o futuro do setor de atuação?
O segmento de cooperativismo de crédito tem registrado crescimento ano a ano, e isso tende a continuar. As pessoas identificam neste modelo de organização financeira uma alternativa econômica, viável e acessível para a conquista dos seus objetivos. Nós, enquanto cooperativa, trabalhamos na disseminação de valores que são de grande valia para o desenvolvimento e para a transformação da sociedade como um todo. Hoje, o Sicoob já ocupa cerca de 12% da fatia do mercado capixaba e congrega mais de 310 mil pessoas físicas e empresas associadas. Desde a constituição da cooperativa e principalmente na última década, esses índices têm evoluído.

Pontos moeda