PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL 2019

Economia

Prêmio Líder Empresarial 2019: Eduarda Buaiz - Buaiz Alimentos

Eduarda Buaiz venceu a premiação nas categorias Líder em Torrefação de Café e Líder em Alimentos e Bebidas

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Eduarda Buaiz herdou o perfil empreendedor da família e, desde muito cedo, esteve ligada aos negócios do Grupo Buaiz. Em 1996, com apenas 16 anos, já participava de reuniões internas nas empresas Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação e Shopping Vitória. Este início foi determinante para ela descobrir sua vocação para o empreendedorismo e decidir seguir na área em que atua hoje.

Formada em Administração de Empresas pela PUC-RIO, em 1999, Eduarda traçou uma trajetória de sucesso e colecionou experiências profissionais e especializações até chegar ao cargo atual de diretora geral da Buaiz Alimentos.

Iniciou sua carreira atuando no marketing do Shopping Vitória e do Shopping Tijuca - RJ e atuou também na área de administração e finanças do Shopping Vitória. Em 2000, se tornou gerente de planejamento e finanças na TV Vitória e, em 2003, ingressou no cargo de gerente administrativa e financeira do Grupo Buaiz. Em 2008, foi promovida à diretora administrativa e financeira do Grupo. Durante um mês, Eduarda fez um curso de especialização em Moinho de Trigo e, em 2016, assumiu o cargo de diretora geral da Buaiz Alimentos.

Casada, mãe de dois filhos, ela acumula multifunções - em casa e no trabalho - e busca sempre o equilíbrio para desempenhar bem todos os papéis, seja de empreendedora ou de esposa e mãe.

Que características a levaram a ser reconhecida como uma grande líder em seu segmento?
Sempre fui perfeccionista, determinada e objetiva e acredito que essas características foram fundamentais para construir minha carreira profissional. No dia a dia, busco atender todas as demandas com eficiência, precisão e dinamismo focada sempre nos resultados positivos para a empresa. Acredito que essa busca constante pelos melhores resultados e a exigência comigo mesma para executar minha função sempre com excelência faz com que eu transmita esse mesmo espírito para aqueles que trabalham comigo e, por isso, temos conquistado um desempenho positivo.

Quais são as perspectivas para o futuro do setor de atuação?
A Buaiz Alimentos vive uma fase bastante positiva. Somos uma empresa líder de mercado que está há 77 anos comprometida com a entrega de produtos de qualidade à mesa do capixaba, o que torna nossa marca tão diferenciada e com destaque no setor. Após investir cerca de R$ 60 milhões em um projeto de expansão, que garantiu a ampliação da capacidade de moagem de trigo do Moinho em até 35% e uma nova fábrica de misturas para bolo em São Torquato, Vila Velha, enxergamos com otimismo a possibilidade de expandir nossa atuação para mercados de outros estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Nossa expectativa é que a economia do país volte a crescer, aumentando o poder de compra do consumidor, consequentemente, o crescimento na nossa produção e nas vendas.

Que pensamento deixaria para quem busca ser um líder?
Acredito que, em primeiro lugar, é preciso estudar, se aprofundar no segmento do seu negócio, e, ao mesmo tempo, estar conectado ao mercado para liderar com foco sem perder uma visão global e ampla. Um bom líder também precisa conhecer as especificidades das diferentes áreas da empresa, saber das responsabilidades de todas as funções, dialogar e ouvir as equipes, buscando implementar uma gestão participativa e focada no comprometimento com resultados. É importantíssimo que haja interação e integração entre as equipes, com metas estabelecidas e um ambiente que contribua para um trabalho colaborativo. Também acredito que o líder deve atuar estimulando o desempenho dos profissionais de sua equipe, compartilhando informações, e garantindo melhorias em processos e tecnologia.

Pontos moeda